Tenho tanta saudade de mim...

terça-feira, janeiro 24, 2006

guerra de mim

hoje descobri que sou mau. É inevitável deixar de admitir que mesmo por trás de atitudes desinteressadas de benevolência, a crueldade, ainda que latente, contida e controlada permanece ali, quieta, como que instigando e questionando a sinceridade de meus atos, a pureza de minhas palavras. Não chego ao ponto extremo de afirmar que seja hipocrisia. Não. Isto seria muito superficial e atentei ao fato que não posso ser superficial. A visão de mundo a qual fui obrigado enxergar com minha formação acadêmica cujos conhecimentos teóricos aliados a vivência prática não permite que eu limite meus conceitos sobre as pessoas simplesmente pelas suas patologias físicas, emocionais ou sociais. Tenho que ir além. Apesar de a tendência seja sempre a de despersonificar o outro, pô-lo num grupo, como numa metodologia científica positivista arcaica, em que o diferencial da possibilidade de atitudes próprias perde seu crédito, não devo ser igual. Tenho que estar além. A vontade nazista que se tem da construção de uma sociedade menos caótica, eliminando aqueles que permanecem no caos, que trazem o caos ou que são o próprio caos nada mais é que o avivamento da vaidade egoísta ariana e demagoga, razão basal de todas as guerras que o mundo já sentiu. E que agora desperta o campo de batalha dentro de mim. Estou no meio da trincheira em que dois de mim lutam. Terei que morrer. Talvez morto eu seja mais coerente. E eu que ainda pensava que um dia poderia ser feliz...

5 comentários:

Anônimo disse...

Introspecção total, meu querido. Completamente Camila. Completamente José. José e Camila. Camila e José.
União, separatismo, bem, mau, Camila, José. Esse é o meu mundo, pq é seu mundo também.
o q é correto, o q é ético? depende de quem vê. Eu vejo vc.

Beijos,

Camila de José.

Anônimo disse...

Meu lindo, sabe o q seu texto SOZINHO me lembra? Lembra Kafka. Principalmente a primeira parte, qdo vc acorda. É A Metamorfose de Kafka!
(...) silêncio.

se eu fikasse em silêncio, mesmo em completo silêncio vc me entenderia. José é Camila!

agora chega! frustração por não conseguir expressar td q quero com palavras. Acho q o silêncio é mais conveniente.

Meu amor incondicional por ti. Vc bem sabe.

beijos,

Camila de José.

Anônimo disse...

Sabe que eu concordo com Camila nessa comparação do teu texto com Kafka? Acordar e se sentir fora de contexto. Eu gosto dessas coisas.
Abração, insetão kafkaniano!

Anônimo disse...

Ola gUara saiba que eu sempre admrei sua sagacidade e vontade de aprender as coisas... bem me surpreendo mais uma vez com outra qualidade sua: a de escrever bem,, parabens.. e au revoir l'ami!

Anônimo disse...

+ Cartas a Théo - Vincent Van Gogh

"Não conheço melhor definição da palavra arte que esta: 'A arte é o homem acrescentado à natureza'; à natureza, à realidade, à verdade, mas com um significado, com uma concepção, com um caráter, que o artista ressalta, e aos quais dá expressão, 'resgata', distingue, liberta, ilumina".